quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

3º ANO 2012 - Cultura e Sociedade (Introdução) - Etonocentrismo e Relativismo Cultural









1º ANO 2012 - AS ORIGENS DA SOCIOLOGIA

Segue abaixo um resumo bem legal que recebi certa vez sobre a origem e o contexto histórico do surgimento da SOCIOLOGIA. Façam bom proveito!

As origens da sociologia


• GÊNESE: Fatores sociais e epistemológicos

- A sociologia é uma forma de conhecimento científico originado no séc. XIX. Como qualquer ciência, ela não é fruto do mero acaso, mas responde às necessidades dos homens de seu tempo. Portanto, a sociologia tem também causas históricas e sociais.

Processo de formação.

O surgimento da sociologia está ligado a um duplo processo que envolve:
• Fatores históricos: transformações na estrutura da sociedade.
• Fatores epistemológicos: transformações na maneira de pensar e abordar a realidade.

FATORES HISTÓRICOS-SOCIAIS

Do ponto de vista histórico-social, inúmeros fatores poderiam ser apontados como marcantes para o surgimento da sociologia. No entanto, três acontecimentos podem ser destacados como fundamentais para este processo, pois eles afetaram diretamente as bases sociais da convivência humana. Estes acontecimentos são: • Revolução Industrial; Revolução Francesa; Revolução Científica.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (ordem econômica).

Os séculos XVIII e XIX presenciaram uma das mais intensas, rápidas e profundas transformações sociais que a história já vivenciou: a revolução industrial. O surgimento das máquinas alterou completamente as formas de interação humana, aumentando a produtividade e instaurando novas classes sociais: a burguesia e o proletariado.

As condições de trabalho que caracterizam o início da revolução industrial eram assustadoras para os padrões atuais e podem ser responsabilizadas pela baixa expectativa de vida dos operários que labutavam em turnos diários de 12 a 16 horas, ampliados para até 18 horas quando a iluminação a gás tornou-se disponível. Foi em 1833, e somente nas fábricas têxteis da Inglaterra, que crianças entre 9 e 13 anos foram proibidas de trabalhar em jornadas de mais de 9 horas, e as que tinham entre 13 e 16 anos por mais de 12 horas, sendo o turno da noite reservado para que freqüentassem a escola.

O salário dos aprendizes era em geral a metade do que se pagava aos operários, o das mulheres a quarta parte, e das crianças... Já se pode imaginar. Além das doenças da vida insalubre, da alimentação deficiente, os trabalhadores estavam expostos a freqüentes acidentes provocados pelo maquinário pesado.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (ordem econômica).

Junto com as mudanças econômicas vieram à migração, as urbanizações, a proletarização, novas formas de pobreza e uma série de outros fenômenos sociais radicalmente novos.

REVOLUÇÃO FRANCESA (ordem política).

Mas, antes disso, ainda no século XVIII, a Europa já tinha passado por um profundo abalo com a Revolução Francesa de 1789.Este evento histórico foi um fenômeno da maior importância, pois a queda da monarquia e a instauração do sufrágio eleitoral democrático, os direitos do homem e as noções de igualdade, liberdade e fraternidade foram um terremoto nas tradições políticas da Europa. A Revolução Francesa trouxe novos ideais políticos e inaugurou novas formas de organização do poder. Trata-se, portanto, de um acontecimento de ordem política.

REVOLUÇÃO CIENTÍFICA (ordem cultural).

Junto com a Revolução Francesa consagrava-se, também, uma nova forma de pensar e entender filosoficamente o mundo: o Iluminismo. O iluminismo foi, antes de tudo, um movimento intelectual que tinha como objetivo entender e organizar o mundo a partir da razão.Na verdade, esta transformação cultural já vinha ocorrendo há muito tempo, particularmente a partir do Renascimento (séc. XV). Embora o Renascimento tenha sido mais forte no campo das artes, ele tinha como intenção geral colocar o homem (antropocentrismo) no lugar de Deus (teocentrismo).

O iluminismo tratou de acrescentar ao Renascimento o potencial da razão humana que levaria o homem a sua plena maturidade, como diria mais tarde o filósofo Immanuel Kant (1724-1804). O Renascimento e o Iluminismo são acontecimentos que afetam a ordem cultural.

RESULTADOS:

As transformações apontadas acima mexeram profundamente nas estruturas fundamentais da sociedade, desencadeando novas relações econômicas, novas formas de luta política e ainda uma nova visão de mundo.

AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAL E FRANCESA e o iluminismo iniciaram um movimento de transição entre os períodos históricos da idade média e da idade contemporânea. A idade moderna alterou definitivamente os aspectos culturais, políticos e econômicos da sociedade e deu início a estruturação do mundo no qual vivemos hoje.


• CONCLUINDO e PARA NÃO ESQUECER:

 As transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XVIII com as Revoluções Industriais e Francesas, trouxeram muitos problemas. A Sociologia surge no século XIX como forma de entender esses problemas e explicá-los. No entanto, é necessário frisar, de forma muito clara, que a Sociologia é datada historicamente e que o seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno.