quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mudança / Transformação Social - 3º ANO

     Salve! Segue abaixo algumas considerações extras sobre MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Logo postarei as questões para o 3º noturno e o texto do livro que usamos em sala.

Mudança Social
CONCEITO: Roscher (1971:IV 94 e 95) define mudança social como toda transformação observável no tempo que afeta, de maneia que não seja provisória ou efêmera, a estrutura ou o funcionamento da organização social de dada coletividade modifica o curso de sua história. É mudança de estrutura resultante da ação histórica e de certos fatores ou de certos grupos no seio de dada coletividade.

FATORES DETERMINANTES DA MUDANÇA SOCIAL

Geográficos – cataclismos naturais como inundações, secas, ciclones
Biológicos – epidemias, crescimento populacional. .
Sociais – guerras, invasões, revoluções
Culturais - descobertas cientificas e invenções técnicas

PROCESSOS RELACIONADOS ÀS MUDANÇAS SOCIAIS

        Crescimento - o crescimento é um tipo de transformação definida e contínua, em uma direção especifica. Diferentemente da idéia de desenvolvimento que multidimensional (integral) abrange vários setores, o crescimento se limita a um determinado setor da organização social.
       Segmentação – Especificamente essa palavra significa “proliferação de novas unidades estruturais, sem diferenciação qualitativa em relação às unidades já existentes. Ex criação de novas escolas para atender ao aumento populacional.
       Transformação estrutural – implica no surgimento de complexo de organizações e papeis qualitativamente novos. Ex. transformação de monarquia para republica

FORMAS DAS MUDANÇAS SOCIAIS

Endógenas ou internas – são mudanças originadas dentro da própria sociedade ou grupo. Ex. as invenções.
Exógenas ou externas – quando são provenientes de outras sociedades. Ex: difusão cultural 

INVENÇÕES E DIFUSÃO CULTURAL

Sendo a mudança social em boa parte conseqüência das invenções, quanto maior for o número destas, tanto mais rápida será a mudança. Característica marcante das sociedades contemporâneas, as rápidas mudanças ocorrem incessantemente, devido ao grande número de invenções. A utilização de computadores em praticamente todos os ramos da economia, por exemplo, tem provocado mudanças na forma do trabalho e também nas relações pessoais.

PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS DAS MUDANÇAS SOCIAIS

Modificações nos costumes, nas instituições e relações sociais.

ATITUDES QUE PODEM FAVORECER OU NÃO A MUDANÇA

Conservadora – contraria a mudança
Reacionária – É um conservadorismo exagerado. Quer manter a todo custo a situação tal como é. Também é relacionado aos posicionamentos políticos de direita.
Reformista ou Progressista – Concebe a mudança de forma gradativa
Revolucionária - defende transformações profundas e imediatas, com o emprego de métodos violentos.

Durante a maior parte da história humana – aproximadamente 40.000 anos – mudar era um processo lento. Nossos ancestrais permaneceram caçadores e colhedores, durante milênios. Depois com o desenvolvimento da agricultura, a mudança tornou-se mais comum, mas foi ainda lenta. Agora, durante os últimos trezentos anos, a mudança é constante e incessante. Não pode ser evitada; há poucos lugares para se esconder ou encontrar a “vida mais simples”. Cada geração deve agora viver em um mundo muito diferente do que o anterior e cada vez mais as pessoas mudam de empregos e especialidades durante sua vida. Não podemos mais atingir nossos objetivos com o que aprendemos antes. Tais mudanças rápidas nos obrigam todos a ser diferentes de nossos ancestrais, que puderam desfrutar de uma única forma de viver durante toda a sua existência. Devemos agora nos adaptar a uma nova crença, que foi lançada por nossa cultura e modos de organização.

1.       O ritmo da mudança social vem se acelerando dramaticamente no último século. A mudança pode ser cumulativa, mas a história das sociedades humanas revela repentinas inversões. Esse foi, particularmente, o caso na era agrária.
2.       A mudança pode ser originar de causas culturais, particularmente de: a) inovações tecnológicas; b) novas crenças ou expectativas; e c) difusão de sistemas de símbolos. Tais mudanças culturais estão intimamente ligadas às mudanças nas estruturas, servindo para iniciar as mudanças na estrutura ou, no mínimo, acelerando as mudanças já iniciadas.
3.       As estruturas sociais revelam diversas fontes importantes de mudança, incluindo: a) a desigualdade e o conflito sobre os recursos; b) subculturas que buscam superar desvantagens; e c) instituições que revelam processos que geram suas próprias transformações.
4.       Processos demográficos são também um impulso para a mudança, especialmente transformações no tamanho de uma população, nos padrões de movimento populacional e em sua estrutura etária.
5.       O estudo da mudança está no centro da análise sociológica, desde o início da disciplina até o presente. Teorias e análises foram propostas para explicar a mudança, incluindo: a) teorias cíclicas que enfatizam o movimento de sociedades entre os pólos opostos; b) análise dialética, que demonstram a dinâmica das mudanças inerentes às desigualdades; c) análises funcionalistas, que enfatizam a evolução das formas societárias simples para as mais complexas como um evolucionista, para qual a desigualdade é a força motriz da evolução e mudança social; e e) críticas, quer “pós-industrial” quer “pós-moderna”, sobre as influências da tecnologia e sistemas de informação de ponta, na transformação da sociedade.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

COMO FAZÍAMOS SEM...

Salve, galera dos 3ºs anos!
Começamos a falar de MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL em sala de aula. Segue abaixo um link muito interessante, falando de diversas mudanças em coisas do nosso cotidiano, na maneira de suprir nossas necessidades alimentares, nas roupas, nas formas de diversão e outras coisas. Vale a pena conferir! É só clicar no link.