segunda-feira, 12 de outubro de 2015

TRABALHO 3º ANO - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - 3º Bimestre 2015

JOVENS E INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Galera, esse trabalho foi montado e dirigido inicialmente pela professora Efigênia, que trabalha no ramo da Sociologia, com algumas alterações vai servir como base para nossas discussões acerca da juventude do ponto de vista sociológico.
Segue abaixo os temas propostos em sala e algumas dicas.
O TEMA PROPOSTO
Elaborar um quadro geral da juventude relacionando-a com as Instituições Sociais e outros temas sugeridos, explicando sobre as perspectivas e polêmicas referentes.
Depois cada grupo deverá criar de 2 a 3 questões para uma pesquisa de amostragem relacionadas ao seu tema.
FAMÍLIA
Atualmente, o jovem vem se destacando nas relações familiares. Os filhos promovem revoluções dentro de casa e, mesmo menores de idade, têm voz ativa onde vivem. Tudo isso porque a atual juventude é mais bem informada do que as gerações passadas, graças à liberalização educacional. Assim, os jovens estão promovendo mudanças comportamentais positivas para a família e para a sociedade.
Geralmente, quando um membro jovem da família começa a colocar suas ideias em prática dentro de casa, cria-se uma resistência por parte dos pais, que gradativamente vai diminuindo, até cederem aos argumentos dos filhos.
TEMAS INTERESSANTES: conflito de gerações, questão relacionadas ao namoro e casamento, conceito atual de família, valores na família.
IGREJA/RELIGIÃO
“Os jovens estão fazendo a trilha inversa à de seus pais: retomaram o gosto por ir à igreja e hoje fazem dela um ponto de encontro”; assim começa a reportagem que fala sobre os jovens em relação à igreja. A mudança na forma de como são feitos os cultos religiosos, como, por exemplo, os estilos musicais aderidos à música religiosa, conquistaram a juventude, que se faz mais presente nos cultos. Há também uma boa porcentagem de jovens que acreditam em um Deus, apesar de não terem uma religião.
Em relação a essas mudanças havia uma forte resistência por parte da Igreja Católica, que é uma instituição altamente conservadora, mas que já foi bem diluída e hoje há uma aceitação maior das mudanças – que foram para melhor.
TEMAS INTERESSANTES: Religiões e adeptos, por seguir ou não seguir alguma religião, o que o jovem atual pensa a respeito da religião.
ESTADO/POLÍTICA
Diante de um país cheio de injustiça, pobreza e outros adjetivos mais, e vendo também que nada está sendo feito para mudar este quadro, realmente, dá vontade de ter vivido nos tempos da ditadura militar. Não pelos movimentos estudantis em si, mas sim pela disposição que se dispunham os jovens daquela época para mudar o país – o que hoje está em falta. Os jovens devem cumprir suas lições de casa (deveres) e também se organizar, como ocorreu naquela época, para exigir os direitos de todo cidadão.
Mas para isso é preciso que os jovens mudem os hábitos e mentalidades. Ler mais faz parte dessa mudança. Somos um povo que não tem o hábito de ler (brasileiros lêem, em média, dois livros por ano, enquanto na França, lê-se, em média, nove). O jovem tem em mente que de tudo o que tinha de se fazer pelo país já foi feito por seus pais, o que não é verdade. Nossos pais fizeram a parte deles, lutando pelas eleições diretas. Cabe agora a nós, lutar pela democracia ao pé da letra, acabar com as diferenças em nosso país para que em um futuro – não muito próximo, infelizmente – nossos descendentes possam viver em um mundo mais justo, digno, amigável.
TEMAS INTERESSANTES: Voto obrigatório, direito ao voto aos dezesseis anos (quem já fez o título e votou?), manifestações de 2013 e 2015, juventude e movimentos sociais.
ESCOLA
O jovem dedica boa parte de sua atenção para esta Instituição Social, pois são necessárias cada vez mais informações para se ter melhores chances no mercado de trabalho e é papel da escola orientar os jovens na busca dessas informações.
Há muita polêmica entre os jovens sobre a escolha do curso e, conseqüentemente, da carreira a qual seguir. Isso se deve ao crescente número de cursos novos, oferecidos pelas universidades. O tema é geralmente abordado tardiamente nas escolas de Ensino Fundamental (somente no terceiro ano do segundo grau) e, para piorar a indecisão do jovem, os pais não sabem como agir: uns pressionam; outros argumentar que não querem interferir na decisão do filho. Aí, eles deixam de orientar o jovem.
Ler e obter informações são o melhor método para abrir o caminho do jovem até a universidade. Outra coisa que ajuda também é visitar universidades, saber o perfil dos cursos de mais interesse, assistir alguma aula e conversar com profissionais da área.
TEMAS INTERESSANTES: O que mudar na escola, o poder transformador da educação, quantos livros se lê por ano, tecnologias e escola, cotas.
TRABALHO
Em um país onde o desemprego ainda é grande, muitos jovens sonham com uma boa carreira profissional e buscam caminhos para chegar até lá. Apesar de haver aqueles que trabalham pela necessidade, existem também jovens que começam a trabalhar desde cedo visando suas independências. Não são poucos os casos de adolescentes que já começaram com seu próprio negócio. Pena ser para poucos este tipo de oportunidades (e também sorte). Geralmente, quem consegue engrenar-se, cedo, com seu próprio negócio são os jovens de classe média-alta, em que os pais têm condições de mantê-los em escolas do ramo e bancar o capital inicial para a produção.
TEMAS INTERESSANTES: Escolha profissional, trabalho ou emprego, fazer o que gosta ou que dá dinheiro, profissões mais almejadas ou para qual curso nossos alunos irão prestar vestibular.
LAZER
Para uma boa parte dos jovens o meio de lazer predileto são as lan houses, casas de jogos de computadores conectados em rede. Pesquisas mostram que os videogames podem ter efeitos benéficos aos jovens, como desenvolvimento da coordenação visual e motora, além do espírito de equipe e promoção de interação social. Porém, muito tempo em frente ao computador pode causar problemas de saúde. Também existem alguns jogos não recomendados para todas as faixas etárias por serem muito violentos.
Além disso outra preocupação sociológica é quantidade e qualidade de lazer oferecido a juventude. Muitas vezes o lazer fica reduzido às baladas e ao consumo de álcool e outras drogas. Pesquisas mostram que atividades de lazer cultural e esportivas têm colaborado muito no processo de socialização e formação dos jovens em situação de risco.
TEMAS INTERESSANTES: O que é lazer, o que temos em nosso munícipio como opção de lazer para a juventude, qual é a principal atividade de lazer de nossos jovens.
Outros temas relacionados que podem ser trabalhados de forma destacada:
JUVENTUDE E DROGAS – Apesar de ser um tema clichê e ao mesmo tempo polêmico, não como negar que a questão das drogas em geral é um problema muito relevante em nossa sociedade. O vício, o tráfico, a legalização ou não de algumas drogas, os anabolizantes, os tarjas “preta”, os remédios para emagrecimento são temas que devem ser discutidos.
TEMAS INTERESSANTES: drogas na escola, relação entre consumo e tráfico, legalização da maconha, drogas lícitas que são um problema como o álcool e alguns “remédios”, há razões comuns para justificar o uso de drogas, há algum perfil de usuário?
JUVENTUDE E TRÂNSITO – Relacionado ao tema acima é outro tema triste e complicado de falar, pois a cada ano são muitos os jovens que perdem suas vidas em nossas estradas, muitas vezes devido a um casamento perigoso entre trânsito e álcool aliado a imprudência.
TEMAS INTERESSANTES: estatísticas relacionados à violência no trânsito, quem já dirigiu ou andou de carona com alguém que estivesse embriagado, formação nas auto escolas.
JUVENTUDE E VIOLÊNCIA – Outro tema alarmante. Em nossos presídios muitos jovens ingressam no mundo crime e compõe esta grande parcela de presidiários dos Brasil. Violência de torcidas, do tráfico, gangues, bullyng, intolerância generalizada formam um quadro preocupante. Talvez seja mais interessante mais e melhores escolas do que presídios.
TEMAS INTERESSANTES: Relação entre criminalidade e educação, ausência da valores, números da violência.
Referências Bibliográficas
Revista Veja edição especial – Jovem, nº32. Editora Abril. Junho de 2004.
Apostila escolar: Agrupamentos sociais, Instituições sociais e Cultura.
Autoria: Hugo L. Campos Ferreira
ALGUNS LINKS INTERESSANTES PARA APOIO