- http://epigrafeshistoricas.blogspot.com.br/2013/01/proudhon-e-bakunin-os-arquitetos-do.html
- http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/Anarquismo_no_sec_XIX.pdf
- http://aquitemfilosofiasim.blogspot.com.br/2008/10/anarquismo.html
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
FILOSOFIA POLÍTICA - ANARQUISMO , considerações
Salve, galera do 3º ano de FILOSOFIA. Segue abaixo três links muito interessantes sobre o ANARQUISMO. Ambos trazem uma linguagem de fácil compreensão.
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
Links interessantes para u.ma revisão do ENEM:.
- http://vestibular.uol.com.br/
noticias/redacao/2013/08/20/ guia-de-estudos-confira-10- temas-essenciais-de-filosofia- e-sociologia.htm - http://ultimosegundo.ig.com.
br/educacao/2014-07-25/enem- confira-os-topicos-mais- cobrados-nas-questoes-de- filosofia.htm - http://www.ecaderno.com/pre-
universitario/filosofia-e- sociologia-tudo-que-vai-cair- no-enem
Há a possibilidade de resolver alguns quiz e simulados com correção.
segunda-feira, 12 de outubro de 2015
TRABALHO 3º ANO - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - 3º Bimestre 2015
JOVENS E INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Galera, esse trabalho foi montado e dirigido inicialmente pela professora Efigênia, que trabalha no ramo da Sociologia, com algumas alterações vai servir como base para nossas discussões acerca da juventude do ponto de vista sociológico.
Segue abaixo os temas propostos em sala e algumas dicas.
Segue abaixo os temas propostos em sala e algumas dicas.
O TEMA PROPOSTO
Elaborar um quadro geral da juventude relacionando-a com as Instituições Sociais e outros temas sugeridos, explicando sobre as perspectivas e polêmicas referentes.
Depois cada grupo deverá criar de 2 a 3 questões para uma pesquisa de amostragem relacionadas ao seu tema.
Elaborar um quadro geral da juventude relacionando-a com as Instituições Sociais e outros temas sugeridos, explicando sobre as perspectivas e polêmicas referentes.
Depois cada grupo deverá criar de 2 a 3 questões para uma pesquisa de amostragem relacionadas ao seu tema.
FAMÍLIA
Atualmente, o jovem vem se destacando nas relações familiares. Os filhos promovem revoluções dentro de casa e, mesmo menores de idade, têm voz ativa onde vivem. Tudo isso porque a atual juventude é mais bem informada do que as gerações passadas, graças à liberalização educacional. Assim, os jovens estão promovendo mudanças comportamentais positivas para a família e para a sociedade.
Geralmente, quando um membro jovem da família começa a colocar suas ideias em prática dentro de casa, cria-se uma resistência por parte dos pais, que gradativamente vai diminuindo, até cederem aos argumentos dos filhos.
TEMAS INTERESSANTES: conflito de gerações, questão relacionadas ao namoro e casamento, conceito atual de família, valores na família.
Atualmente, o jovem vem se destacando nas relações familiares. Os filhos promovem revoluções dentro de casa e, mesmo menores de idade, têm voz ativa onde vivem. Tudo isso porque a atual juventude é mais bem informada do que as gerações passadas, graças à liberalização educacional. Assim, os jovens estão promovendo mudanças comportamentais positivas para a família e para a sociedade.
Geralmente, quando um membro jovem da família começa a colocar suas ideias em prática dentro de casa, cria-se uma resistência por parte dos pais, que gradativamente vai diminuindo, até cederem aos argumentos dos filhos.
TEMAS INTERESSANTES: conflito de gerações, questão relacionadas ao namoro e casamento, conceito atual de família, valores na família.
IGREJA/RELIGIÃO
“Os jovens estão fazendo a trilha inversa à de seus pais: retomaram o gosto por ir à igreja e hoje fazem dela um ponto de encontro”; assim começa a reportagem que fala sobre os jovens em relação à igreja. A mudança na forma de como são feitos os cultos religiosos, como, por exemplo, os estilos musicais aderidos à música religiosa, conquistaram a juventude, que se faz mais presente nos cultos. Há também uma boa porcentagem de jovens que acreditam em um Deus, apesar de não terem uma religião.
Em relação a essas mudanças havia uma forte resistência por parte da Igreja Católica, que é uma instituição altamente conservadora, mas que já foi bem diluída e hoje há uma aceitação maior das mudanças – que foram para melhor.
TEMAS INTERESSANTES: Religiões e adeptos, por seguir ou não seguir alguma religião, o que o jovem atual pensa a respeito da religião.
“Os jovens estão fazendo a trilha inversa à de seus pais: retomaram o gosto por ir à igreja e hoje fazem dela um ponto de encontro”; assim começa a reportagem que fala sobre os jovens em relação à igreja. A mudança na forma de como são feitos os cultos religiosos, como, por exemplo, os estilos musicais aderidos à música religiosa, conquistaram a juventude, que se faz mais presente nos cultos. Há também uma boa porcentagem de jovens que acreditam em um Deus, apesar de não terem uma religião.
Em relação a essas mudanças havia uma forte resistência por parte da Igreja Católica, que é uma instituição altamente conservadora, mas que já foi bem diluída e hoje há uma aceitação maior das mudanças – que foram para melhor.
TEMAS INTERESSANTES: Religiões e adeptos, por seguir ou não seguir alguma religião, o que o jovem atual pensa a respeito da religião.
ESTADO/POLÍTICA
Diante de um país cheio de injustiça, pobreza e outros adjetivos mais, e vendo também que nada está sendo feito para mudar este quadro, realmente, dá vontade de ter vivido nos tempos da ditadura militar. Não pelos movimentos estudantis em si, mas sim pela disposição que se dispunham os jovens daquela época para mudar o país – o que hoje está em falta. Os jovens devem cumprir suas lições de casa (deveres) e também se organizar, como ocorreu naquela época, para exigir os direitos de todo cidadão.
Mas para isso é preciso que os jovens mudem os hábitos e mentalidades. Ler mais faz parte dessa mudança. Somos um povo que não tem o hábito de ler (brasileiros lêem, em média, dois livros por ano, enquanto na França, lê-se, em média, nove). O jovem tem em mente que de tudo o que tinha de se fazer pelo país já foi feito por seus pais, o que não é verdade. Nossos pais fizeram a parte deles, lutando pelas eleições diretas. Cabe agora a nós, lutar pela democracia ao pé da letra, acabar com as diferenças em nosso país para que em um futuro – não muito próximo, infelizmente – nossos descendentes possam viver em um mundo mais justo, digno, amigável.
TEMAS INTERESSANTES: Voto obrigatório, direito ao voto aos dezesseis anos (quem já fez o título e votou?), manifestações de 2013 e 2015, juventude e movimentos sociais.
Diante de um país cheio de injustiça, pobreza e outros adjetivos mais, e vendo também que nada está sendo feito para mudar este quadro, realmente, dá vontade de ter vivido nos tempos da ditadura militar. Não pelos movimentos estudantis em si, mas sim pela disposição que se dispunham os jovens daquela época para mudar o país – o que hoje está em falta. Os jovens devem cumprir suas lições de casa (deveres) e também se organizar, como ocorreu naquela época, para exigir os direitos de todo cidadão.
Mas para isso é preciso que os jovens mudem os hábitos e mentalidades. Ler mais faz parte dessa mudança. Somos um povo que não tem o hábito de ler (brasileiros lêem, em média, dois livros por ano, enquanto na França, lê-se, em média, nove). O jovem tem em mente que de tudo o que tinha de se fazer pelo país já foi feito por seus pais, o que não é verdade. Nossos pais fizeram a parte deles, lutando pelas eleições diretas. Cabe agora a nós, lutar pela democracia ao pé da letra, acabar com as diferenças em nosso país para que em um futuro – não muito próximo, infelizmente – nossos descendentes possam viver em um mundo mais justo, digno, amigável.
TEMAS INTERESSANTES: Voto obrigatório, direito ao voto aos dezesseis anos (quem já fez o título e votou?), manifestações de 2013 e 2015, juventude e movimentos sociais.
ESCOLA
O jovem dedica boa parte de sua atenção para esta Instituição Social, pois são necessárias cada vez mais informações para se ter melhores chances no mercado de trabalho e é papel da escola orientar os jovens na busca dessas informações.
Há muita polêmica entre os jovens sobre a escolha do curso e, conseqüentemente, da carreira a qual seguir. Isso se deve ao crescente número de cursos novos, oferecidos pelas universidades. O tema é geralmente abordado tardiamente nas escolas de Ensino Fundamental (somente no terceiro ano do segundo grau) e, para piorar a indecisão do jovem, os pais não sabem como agir: uns pressionam; outros argumentar que não querem interferir na decisão do filho. Aí, eles deixam de orientar o jovem.
Ler e obter informações são o melhor método para abrir o caminho do jovem até a universidade. Outra coisa que ajuda também é visitar universidades, saber o perfil dos cursos de mais interesse, assistir alguma aula e conversar com profissionais da área.
TEMAS INTERESSANTES: O que mudar na escola, o poder transformador da educação, quantos livros se lê por ano, tecnologias e escola, cotas.
O jovem dedica boa parte de sua atenção para esta Instituição Social, pois são necessárias cada vez mais informações para se ter melhores chances no mercado de trabalho e é papel da escola orientar os jovens na busca dessas informações.
Há muita polêmica entre os jovens sobre a escolha do curso e, conseqüentemente, da carreira a qual seguir. Isso se deve ao crescente número de cursos novos, oferecidos pelas universidades. O tema é geralmente abordado tardiamente nas escolas de Ensino Fundamental (somente no terceiro ano do segundo grau) e, para piorar a indecisão do jovem, os pais não sabem como agir: uns pressionam; outros argumentar que não querem interferir na decisão do filho. Aí, eles deixam de orientar o jovem.
Ler e obter informações são o melhor método para abrir o caminho do jovem até a universidade. Outra coisa que ajuda também é visitar universidades, saber o perfil dos cursos de mais interesse, assistir alguma aula e conversar com profissionais da área.
TEMAS INTERESSANTES: O que mudar na escola, o poder transformador da educação, quantos livros se lê por ano, tecnologias e escola, cotas.
TRABALHO
Em um país onde o desemprego ainda é grande, muitos jovens sonham com uma boa carreira profissional e buscam caminhos para chegar até lá. Apesar de haver aqueles que trabalham pela necessidade, existem também jovens que começam a trabalhar desde cedo visando suas independências. Não são poucos os casos de adolescentes que já começaram com seu próprio negócio. Pena ser para poucos este tipo de oportunidades (e também sorte). Geralmente, quem consegue engrenar-se, cedo, com seu próprio negócio são os jovens de classe média-alta, em que os pais têm condições de mantê-los em escolas do ramo e bancar o capital inicial para a produção.
TEMAS INTERESSANTES: Escolha profissional, trabalho ou emprego, fazer o que gosta ou que dá dinheiro, profissões mais almejadas ou para qual curso nossos alunos irão prestar vestibular.
Em um país onde o desemprego ainda é grande, muitos jovens sonham com uma boa carreira profissional e buscam caminhos para chegar até lá. Apesar de haver aqueles que trabalham pela necessidade, existem também jovens que começam a trabalhar desde cedo visando suas independências. Não são poucos os casos de adolescentes que já começaram com seu próprio negócio. Pena ser para poucos este tipo de oportunidades (e também sorte). Geralmente, quem consegue engrenar-se, cedo, com seu próprio negócio são os jovens de classe média-alta, em que os pais têm condições de mantê-los em escolas do ramo e bancar o capital inicial para a produção.
TEMAS INTERESSANTES: Escolha profissional, trabalho ou emprego, fazer o que gosta ou que dá dinheiro, profissões mais almejadas ou para qual curso nossos alunos irão prestar vestibular.
LAZER
Para uma boa parte dos jovens o meio de lazer predileto são as lan houses, casas de jogos de computadores conectados em rede. Pesquisas mostram que os videogames podem ter efeitos benéficos aos jovens, como desenvolvimento da coordenação visual e motora, além do espírito de equipe e promoção de interação social. Porém, muito tempo em frente ao computador pode causar problemas de saúde. Também existem alguns jogos não recomendados para todas as faixas etárias por serem muito violentos.
Além disso outra preocupação sociológica é quantidade e qualidade de lazer oferecido a juventude. Muitas vezes o lazer fica reduzido às baladas e ao consumo de álcool e outras drogas. Pesquisas mostram que atividades de lazer cultural e esportivas têm colaborado muito no processo de socialização e formação dos jovens em situação de risco.
TEMAS INTERESSANTES: O que é lazer, o que temos em nosso munícipio como opção de lazer para a juventude, qual é a principal atividade de lazer de nossos jovens.
Para uma boa parte dos jovens o meio de lazer predileto são as lan houses, casas de jogos de computadores conectados em rede. Pesquisas mostram que os videogames podem ter efeitos benéficos aos jovens, como desenvolvimento da coordenação visual e motora, além do espírito de equipe e promoção de interação social. Porém, muito tempo em frente ao computador pode causar problemas de saúde. Também existem alguns jogos não recomendados para todas as faixas etárias por serem muito violentos.
Além disso outra preocupação sociológica é quantidade e qualidade de lazer oferecido a juventude. Muitas vezes o lazer fica reduzido às baladas e ao consumo de álcool e outras drogas. Pesquisas mostram que atividades de lazer cultural e esportivas têm colaborado muito no processo de socialização e formação dos jovens em situação de risco.
TEMAS INTERESSANTES: O que é lazer, o que temos em nosso munícipio como opção de lazer para a juventude, qual é a principal atividade de lazer de nossos jovens.
Outros temas relacionados que podem ser trabalhados de forma destacada:
JUVENTUDE E DROGAS – Apesar de ser um tema clichê e ao mesmo tempo polêmico, não como negar que a questão das drogas em geral é um problema muito relevante em nossa sociedade. O vício, o tráfico, a legalização ou não de algumas drogas, os anabolizantes, os tarjas “preta”, os remédios para emagrecimento são temas que devem ser discutidos.
TEMAS INTERESSANTES: drogas na escola, relação entre consumo e tráfico, legalização da maconha, drogas lícitas que são um problema como o álcool e alguns “remédios”, há razões comuns para justificar o uso de drogas, há algum perfil de usuário?
TEMAS INTERESSANTES: drogas na escola, relação entre consumo e tráfico, legalização da maconha, drogas lícitas que são um problema como o álcool e alguns “remédios”, há razões comuns para justificar o uso de drogas, há algum perfil de usuário?
JUVENTUDE E TRÂNSITO – Relacionado ao tema acima é outro tema triste e complicado de falar, pois a cada ano são muitos os jovens que perdem suas vidas em nossas estradas, muitas vezes devido a um casamento perigoso entre trânsito e álcool aliado a imprudência.
TEMAS INTERESSANTES: estatísticas relacionados à violência no trânsito, quem já dirigiu ou andou de carona com alguém que estivesse embriagado, formação nas auto escolas.
TEMAS INTERESSANTES: estatísticas relacionados à violência no trânsito, quem já dirigiu ou andou de carona com alguém que estivesse embriagado, formação nas auto escolas.
JUVENTUDE E VIOLÊNCIA – Outro tema alarmante. Em nossos presídios muitos jovens ingressam no mundo crime e compõe esta grande parcela de presidiários dos Brasil. Violência de torcidas, do tráfico, gangues, bullyng, intolerância generalizada formam um quadro preocupante. Talvez seja mais interessante mais e melhores escolas do que presídios.
TEMAS INTERESSANTES: Relação entre criminalidade e educação, ausência da valores, números da violência.
TEMAS INTERESSANTES: Relação entre criminalidade e educação, ausência da valores, números da violência.
Referências Bibliográficas
Revista Veja edição especial – Jovem, nº32. Editora Abril. Junho de 2004.
Apostila escolar: Agrupamentos sociais, Instituições sociais e Cultura.
Autoria: Hugo L. Campos Ferreira
Revista Veja edição especial – Jovem, nº32. Editora Abril. Junho de 2004.
Apostila escolar: Agrupamentos sociais, Instituições sociais e Cultura.
Autoria: Hugo L. Campos Ferreira
ALGUNS LINKS INTERESSANTES PARA APOIO
quarta-feira, 4 de julho de 2012
FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA SOCIEDADE - 1º ano
- Segue abaixo uma síntese do assunto que começamos a falar. Façam bom proveito. Sugiro também um link interessante com algumas considerações interessantes, visitem:
http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-producao (Aqui se acrescentam também o TAYLORISMO, FORDISMO E TOYOTISMO. Neste sentido segue um VIDEO do youtube interessante).
FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA SOCIEDADE
(Turmas
do 1º ano do Ensino Médio)
Prof.
Osnildo Francisco Kretzer
1- VISÃO GERAL
SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO
BENS / SERVIÇOS
Ø “Satisfazer
as necessidades dos indivíduos”
Produção,
distribuição e consumo de bens e serviços: a vida econômica da sociedade
TRABALHO => MATÉRIA-PRIMA => INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO = BEM /
SERVIÇO
2- TRABALHO
ð Atividades
que tenham como resultado a obtenção de bens e serviços.
Manual e intelectual – uma
combinação
ð Trabalho qualificado / Trabalho não
qualificado
Matéria-prima => São os elementos que, no processo de
produção, são transformados para constituírem o bem final.
3- INSTRUMENTOS DE
PRODUÇÃO
Ø Todas
as coisas que direta ou indiretamente nos permitem transformar a matéria-prima
num bem final.
Matéria-prima + Instrumentos
de produção = Meios de produção
4- TRABALHO E MEIO
DE PRODUÇÃO: AS FORÇAS PRODUTIVAS
As forças produtivas
alteram-se ao longo da história.
5- RELAÇÕES DE
PRODUÇÃO
Ø São
as relações que se estabelecem entre os seres humanos na produção, na troca e
na distribuição dos bens e serviços.
Ø São essas relações que nos permitem
distinguir um tipo de sociedade da outra (primitiva, escravista, asiático,
feudal, socialista e capitalista).
6- MODOS DE
PRODUÇÃO: A HISTÓRIA DA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE HUMANA
ð Como
cada sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e como os
distribui.
ð A
maneira que cada sociedade tem de se organizar para produzir e para distribuir
sua produção.
ð Também
chamado de sistema econômico.
6.1 - PRINCIPAIS
MODOS DE PRODUÇÃO
6.1.1 - PRIMITIVO (OU
COLETIVISMO)
ð Inicialmente:
nômades,tribos, coletores, extrativistas, caçadores;
ð Depois: agricultores
e domesticação de animais e sedentarismo;
ð As
relações de produção eram relações de ajuda entre todos;
ð Não
havia ainda o Estado.
6.1.2 - ESCRAVISTA
ð Relação
SENHOR X ESCRAVO;
ð O
escravo é como uma ferramenta, objeto ou animal;
ð Surge
o Estado;
ð Economia
basicamente agrária;
ð Os
produtos finais não se destinam mais á sobrevivência do grupo que trabalhou.
6.1.3 - ASIÁTICO
ð Também
chamado de sociedade hidráulica;
ð Predominou
na Índia e no Egito antigo e nas civilizações pré-colombianas dos incas, maias
e astecas;
ð Toda
a sociedade estava subordinada ao Estado;
6.1.4 - FEUDAL
ð Relação: Senhor X Servo;
ð O
servo era diferente do escravo. Tinha direito de cultivar um pedaço de terra
cedido pelo senhor e em troca pagar impostos, rendas e trabalhar na terra do
senhor sem receber nada. O escravo podia ser vendido, era propriedade do
senhor. O servo não podia ser vendido, não era propriedade do senhor;
6.1.5 - CAPITALISMO
ð Relações assalariadas de produção
(trabalho assalariado);
ð As
relações de produção baseiam-se na propriedade
privada dos meios de produção (fábricas, meios de transporte, terras,
bancos, etc) pela burguesia e no trabalho assalariado (burguesia x
proletariado ou trabalhadores assalariados);
ð O
trabalho industrial predomina;
ð Lucro => “No capitalismo não se dá, se lucra”.
ETAPAS DO CAPITALISMO
O
capitalismo compreende quatro etapas:
- Pré-capitalismo
(séc. XII a XV) – ainda predominando o feudalismo,
mas já se desenvolvem relações capitalistas;
- Capitalismo
comercial (séc. XV
a XVIII) – período do mercantilismo;
- Capitalismo industrial (séc.
XVIII a XX) – o capital passa a
ser investido basicamente nas indústrias e o trabalho assalariado firma-se
definitivamente;
- Capitalismo
financeiro (séc. XX)
– os bancos e outras instituições financeiras passam a controlar as
demais atividades econômicas, por meio de financiamentos (à agricultura, à
industria, à pecuária e ao comércio).
6.1.6 – SOCIALISTA
ð Propriedade social dos meios de produção
- os
meios de produção são públicos ou
coletivos;
ð Satisfação
completa das necessidades materiais e culturais da população (emprego,
habitação, educação, saúde, etc) e não o lucro;
ð Teoricamente
não há separação entre patrão e empregado;
ð O comunismo seria a etapa posterior ao
socialismo, onde acabariam as diferenças sociais, todos teriam tudo em comum e
o Estado deixaria de existir;
ð O
modo de produção socialista, atualmente, ainda existe com algumas alterações de
caráter político e econômico, na China, Mongólia, Laos, Camboja, Guiné-Bissau,
Angola, Moçambique, Vietnã e Cuba.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Mudança / Transformação Social - 3º ANO
Salve! Segue abaixo algumas considerações extras sobre MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Logo postarei as questões para o 3º noturno e o texto do livro que usamos em sala.
CONCEITO: Roscher (1971:IV 94 e 95) define
mudança social como toda transformação observável no tempo que afeta, de maneia
que não seja provisória ou efêmera, a estrutura ou o funcionamento da
organização social de dada coletividade modifica o curso de sua história. É
mudança de estrutura resultante da ação histórica e de certos fatores ou de
certos grupos no seio de dada coletividade.
FATORES DETERMINANTES DA MUDANÇA SOCIAL
Geográficos – cataclismos naturais como inundações, secas, ciclones
Biológicos – epidemias, crescimento populacional. .
Sociais – guerras, invasões, revoluções
Culturais - descobertas cientificas e invenções técnicas
PROCESSOS RELACIONADOS ÀS MUDANÇAS SOCIAIS
Crescimento - o crescimento é um tipo de transformação definida e contínua, em uma direção especifica. Diferentemente da idéia de desenvolvimento que multidimensional (integral) abrange vários setores, o crescimento se limita a um determinado setor da organização social.
Segmentação – Especificamente essa palavra significa
“proliferação de novas unidades estruturais, sem diferenciação qualitativa em
relação às unidades já existentes. Ex criação de novas escolas para atender ao
aumento populacional.
Transformação estrutural – implica no surgimento de complexo de
organizações e papeis qualitativamente novos. Ex. transformação de monarquia
para republica
FORMAS DAS MUDANÇAS SOCIAIS
Endógenas ou internas – são mudanças originadas dentro da própria sociedade ou grupo. Ex. as invenções.
Exógenas ou externas – quando são provenientes de outras sociedades. Ex: difusão cultural
INVENÇÕES E DIFUSÃO CULTURAL
Sendo a mudança social em boa parte conseqüência das invenções, quanto maior for o número destas, tanto mais rápida será a mudança. Característica marcante das sociedades contemporâneas, as rápidas mudanças ocorrem incessantemente, devido ao grande número de invenções. A utilização de computadores em praticamente todos os ramos da economia, por exemplo, tem provocado mudanças na forma do trabalho e também nas relações pessoais.
PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS DAS MUDANÇAS SOCIAIS
Modificações nos costumes, nas instituições e relações sociais.
ATITUDES
QUE PODEM FAVORECER OU NÃO A MUDANÇA
Conservadora – contraria a mudança
Reacionária
– É um conservadorismo
exagerado. Quer manter a todo custo a situação tal como é. Também é relacionado
aos posicionamentos políticos de direita.
Reformista
ou Progressista – Concebe
a mudança de forma gradativa
Revolucionária
- defende
transformações profundas e imediatas, com o emprego de métodos violentos.
Durante a maior parte da história humana – aproximadamente
40.000 anos – mudar era um processo lento. Nossos ancestrais permaneceram
caçadores e colhedores, durante milênios. Depois com o desenvolvimento da
agricultura, a mudança tornou-se mais comum, mas foi ainda lenta. Agora,
durante os últimos trezentos anos, a mudança é constante e incessante. Não pode
ser evitada; há poucos lugares para se esconder ou encontrar a “vida mais
simples”. Cada geração deve agora viver em um mundo muito diferente do que o
anterior e cada vez mais as pessoas mudam de empregos e especialidades durante
sua vida. Não podemos mais atingir nossos objetivos com o que aprendemos antes.
Tais mudanças rápidas nos obrigam todos a ser diferentes de nossos ancestrais,
que puderam desfrutar de uma única forma de viver durante toda a sua
existência. Devemos agora nos adaptar a uma nova crença, que foi lançada por
nossa cultura e modos de organização.
1.
O ritmo da
mudança social vem se acelerando dramaticamente no último século. A mudança
pode ser cumulativa, mas a história das sociedades humanas revela repentinas
inversões. Esse foi, particularmente, o caso na era agrária.
2.
A mudança pode
ser originar de causas culturais, particularmente de: a) inovações tecnológicas;
b) novas crenças ou expectativas; e c) difusão de sistemas de símbolos. Tais
mudanças culturais estão intimamente ligadas às mudanças nas estruturas,
servindo para iniciar as mudanças na estrutura ou, no mínimo, acelerando as
mudanças já iniciadas.
3.
As estruturas
sociais revelam diversas fontes importantes de mudança, incluindo: a) a
desigualdade e o conflito sobre os recursos; b) subculturas que buscam superar
desvantagens; e c) instituições que revelam processos que geram suas próprias
transformações.
4.
Processos
demográficos são também um impulso para a mudança, especialmente transformações
no tamanho de uma população, nos padrões de movimento populacional e em sua
estrutura etária.
5.
O estudo da
mudança está no centro da análise sociológica, desde o início da disciplina até
o presente. Teorias e análises foram propostas para explicar a mudança,
incluindo: a) teorias cíclicas que enfatizam o movimento de sociedades entre os
pólos opostos; b) análise dialética, que demonstram a dinâmica das mudanças inerentes
às desigualdades; c) análises funcionalistas, que enfatizam a evolução das
formas societárias simples para as mais complexas como um evolucionista, para
qual a desigualdade é a força motriz da evolução e mudança social; e e)
críticas, quer “pós-industrial” quer “pós-moderna”, sobre as influências da
tecnologia e sistemas de informação de ponta, na transformação da sociedade.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
COMO FAZÍAMOS SEM...
Salve, galera dos 3ºs anos!
Começamos a falar de MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL em sala de aula. Segue abaixo um link muito interessante, falando de diversas mudanças em coisas do nosso cotidiano, na maneira de suprir nossas necessidades alimentares, nas roupas, nas formas de diversão e outras coisas. Vale a pena conferir! É só clicar no link.
Começamos a falar de MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL em sala de aula. Segue abaixo um link muito interessante, falando de diversas mudanças em coisas do nosso cotidiano, na maneira de suprir nossas necessidades alimentares, nas roupas, nas formas de diversão e outras coisas. Vale a pena conferir! É só clicar no link.
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Questionário: 3º Ano 10 - NOTURNO
Segue abaixo as 3 questões que sugeri para vocês da unidade sobre CULTURA E IDEOLOGIA. Para quem procurar o livro, as perguntas estão no Cap. XX, p. 202. É bom LER o TEXTO antes.
1- QUEM DECIDE O QUE VAI SER VEICULADO NO RADIO E NA TELEVISÃO TEM A PREOCUPAÇAO DE DESENVOLVER UMA VISÃO CRITICA E ELEVAR O CONHECIMENTO DAS PESSOAS? CITE EXEMPLOS E DESENVOLVA ARGUMENTOS QUE FUNDAMENTEM SUA RESPOSTA.
2- SELECIONE UMA OU MAIS PEÇAS PUBLICITÁRIAS (cartaz, outodoor, propaganda de rádio ou televisão, anúncio de jornal, revista ou internet). FAÇA UMA ANÁLISE DA PROPAGANDA ESCOLHIDA E INDIQUE OS RECURSOS UTILIZADOS QUE CONTRIBUEM PARA A PADRONIZAÇÃO DE OPINIÕES, GOSTOS OU COMPORTAMENTOS.
3- ESCOLHA UMA NOVELA QUE ESTEJA EM EXIBIÇÃO NA TV, E PROCURE DESTACAR ALGUNS ELEMENTOS DO COTIDIANO OU DA CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES NO DIA A DIA DA MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
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