segunda-feira, 16 de novembro de 2015

FILOSOFIA POLÍTICA - ANARQUISMO , considerações

Salve, galera do 3º ano de FILOSOFIA. Segue abaixo três links muito interessantes sobre o ANARQUISMO. Ambos trazem uma linguagem de fácil compreensão.


  1. http://epigrafeshistoricas.blogspot.com.br/2013/01/proudhon-e-bakunin-os-arquitetos-do.html
  2. http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/Anarquismo_no_sec_XIX.pdf
  3. http://aquitemfilosofiasim.blogspot.com.br/2008/10/anarquismo.html

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

TRABALHO 3º ANO - SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE - 3º Bimestre 2015

JOVENS E INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Galera, esse trabalho foi montado e dirigido inicialmente pela professora Efigênia, que trabalha no ramo da Sociologia, com algumas alterações vai servir como base para nossas discussões acerca da juventude do ponto de vista sociológico.
Segue abaixo os temas propostos em sala e algumas dicas.
O TEMA PROPOSTO
Elaborar um quadro geral da juventude relacionando-a com as Instituições Sociais e outros temas sugeridos, explicando sobre as perspectivas e polêmicas referentes.
Depois cada grupo deverá criar de 2 a 3 questões para uma pesquisa de amostragem relacionadas ao seu tema.
FAMÍLIA
Atualmente, o jovem vem se destacando nas relações familiares. Os filhos promovem revoluções dentro de casa e, mesmo menores de idade, têm voz ativa onde vivem. Tudo isso porque a atual juventude é mais bem informada do que as gerações passadas, graças à liberalização educacional. Assim, os jovens estão promovendo mudanças comportamentais positivas para a família e para a sociedade.
Geralmente, quando um membro jovem da família começa a colocar suas ideias em prática dentro de casa, cria-se uma resistência por parte dos pais, que gradativamente vai diminuindo, até cederem aos argumentos dos filhos.
TEMAS INTERESSANTES: conflito de gerações, questão relacionadas ao namoro e casamento, conceito atual de família, valores na família.
IGREJA/RELIGIÃO
“Os jovens estão fazendo a trilha inversa à de seus pais: retomaram o gosto por ir à igreja e hoje fazem dela um ponto de encontro”; assim começa a reportagem que fala sobre os jovens em relação à igreja. A mudança na forma de como são feitos os cultos religiosos, como, por exemplo, os estilos musicais aderidos à música religiosa, conquistaram a juventude, que se faz mais presente nos cultos. Há também uma boa porcentagem de jovens que acreditam em um Deus, apesar de não terem uma religião.
Em relação a essas mudanças havia uma forte resistência por parte da Igreja Católica, que é uma instituição altamente conservadora, mas que já foi bem diluída e hoje há uma aceitação maior das mudanças – que foram para melhor.
TEMAS INTERESSANTES: Religiões e adeptos, por seguir ou não seguir alguma religião, o que o jovem atual pensa a respeito da religião.
ESTADO/POLÍTICA
Diante de um país cheio de injustiça, pobreza e outros adjetivos mais, e vendo também que nada está sendo feito para mudar este quadro, realmente, dá vontade de ter vivido nos tempos da ditadura militar. Não pelos movimentos estudantis em si, mas sim pela disposição que se dispunham os jovens daquela época para mudar o país – o que hoje está em falta. Os jovens devem cumprir suas lições de casa (deveres) e também se organizar, como ocorreu naquela época, para exigir os direitos de todo cidadão.
Mas para isso é preciso que os jovens mudem os hábitos e mentalidades. Ler mais faz parte dessa mudança. Somos um povo que não tem o hábito de ler (brasileiros lêem, em média, dois livros por ano, enquanto na França, lê-se, em média, nove). O jovem tem em mente que de tudo o que tinha de se fazer pelo país já foi feito por seus pais, o que não é verdade. Nossos pais fizeram a parte deles, lutando pelas eleições diretas. Cabe agora a nós, lutar pela democracia ao pé da letra, acabar com as diferenças em nosso país para que em um futuro – não muito próximo, infelizmente – nossos descendentes possam viver em um mundo mais justo, digno, amigável.
TEMAS INTERESSANTES: Voto obrigatório, direito ao voto aos dezesseis anos (quem já fez o título e votou?), manifestações de 2013 e 2015, juventude e movimentos sociais.
ESCOLA
O jovem dedica boa parte de sua atenção para esta Instituição Social, pois são necessárias cada vez mais informações para se ter melhores chances no mercado de trabalho e é papel da escola orientar os jovens na busca dessas informações.
Há muita polêmica entre os jovens sobre a escolha do curso e, conseqüentemente, da carreira a qual seguir. Isso se deve ao crescente número de cursos novos, oferecidos pelas universidades. O tema é geralmente abordado tardiamente nas escolas de Ensino Fundamental (somente no terceiro ano do segundo grau) e, para piorar a indecisão do jovem, os pais não sabem como agir: uns pressionam; outros argumentar que não querem interferir na decisão do filho. Aí, eles deixam de orientar o jovem.
Ler e obter informações são o melhor método para abrir o caminho do jovem até a universidade. Outra coisa que ajuda também é visitar universidades, saber o perfil dos cursos de mais interesse, assistir alguma aula e conversar com profissionais da área.
TEMAS INTERESSANTES: O que mudar na escola, o poder transformador da educação, quantos livros se lê por ano, tecnologias e escola, cotas.
TRABALHO
Em um país onde o desemprego ainda é grande, muitos jovens sonham com uma boa carreira profissional e buscam caminhos para chegar até lá. Apesar de haver aqueles que trabalham pela necessidade, existem também jovens que começam a trabalhar desde cedo visando suas independências. Não são poucos os casos de adolescentes que já começaram com seu próprio negócio. Pena ser para poucos este tipo de oportunidades (e também sorte). Geralmente, quem consegue engrenar-se, cedo, com seu próprio negócio são os jovens de classe média-alta, em que os pais têm condições de mantê-los em escolas do ramo e bancar o capital inicial para a produção.
TEMAS INTERESSANTES: Escolha profissional, trabalho ou emprego, fazer o que gosta ou que dá dinheiro, profissões mais almejadas ou para qual curso nossos alunos irão prestar vestibular.
LAZER
Para uma boa parte dos jovens o meio de lazer predileto são as lan houses, casas de jogos de computadores conectados em rede. Pesquisas mostram que os videogames podem ter efeitos benéficos aos jovens, como desenvolvimento da coordenação visual e motora, além do espírito de equipe e promoção de interação social. Porém, muito tempo em frente ao computador pode causar problemas de saúde. Também existem alguns jogos não recomendados para todas as faixas etárias por serem muito violentos.
Além disso outra preocupação sociológica é quantidade e qualidade de lazer oferecido a juventude. Muitas vezes o lazer fica reduzido às baladas e ao consumo de álcool e outras drogas. Pesquisas mostram que atividades de lazer cultural e esportivas têm colaborado muito no processo de socialização e formação dos jovens em situação de risco.
TEMAS INTERESSANTES: O que é lazer, o que temos em nosso munícipio como opção de lazer para a juventude, qual é a principal atividade de lazer de nossos jovens.
Outros temas relacionados que podem ser trabalhados de forma destacada:
JUVENTUDE E DROGAS – Apesar de ser um tema clichê e ao mesmo tempo polêmico, não como negar que a questão das drogas em geral é um problema muito relevante em nossa sociedade. O vício, o tráfico, a legalização ou não de algumas drogas, os anabolizantes, os tarjas “preta”, os remédios para emagrecimento são temas que devem ser discutidos.
TEMAS INTERESSANTES: drogas na escola, relação entre consumo e tráfico, legalização da maconha, drogas lícitas que são um problema como o álcool e alguns “remédios”, há razões comuns para justificar o uso de drogas, há algum perfil de usuário?
JUVENTUDE E TRÂNSITO – Relacionado ao tema acima é outro tema triste e complicado de falar, pois a cada ano são muitos os jovens que perdem suas vidas em nossas estradas, muitas vezes devido a um casamento perigoso entre trânsito e álcool aliado a imprudência.
TEMAS INTERESSANTES: estatísticas relacionados à violência no trânsito, quem já dirigiu ou andou de carona com alguém que estivesse embriagado, formação nas auto escolas.
JUVENTUDE E VIOLÊNCIA – Outro tema alarmante. Em nossos presídios muitos jovens ingressam no mundo crime e compõe esta grande parcela de presidiários dos Brasil. Violência de torcidas, do tráfico, gangues, bullyng, intolerância generalizada formam um quadro preocupante. Talvez seja mais interessante mais e melhores escolas do que presídios.
TEMAS INTERESSANTES: Relação entre criminalidade e educação, ausência da valores, números da violência.
Referências Bibliográficas
Revista Veja edição especial – Jovem, nº32. Editora Abril. Junho de 2004.
Apostila escolar: Agrupamentos sociais, Instituições sociais e Cultura.
Autoria: Hugo L. Campos Ferreira
ALGUNS LINKS INTERESSANTES PARA APOIO

quarta-feira, 4 de julho de 2012

FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA SOCIEDADE - 1º ano


  • Segue abaixo uma síntese do assunto que começamos a falar. Façam bom proveito. Sugiro também um link interessante com algumas considerações interessantes, visitem:
http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-producao (Aqui se acrescentam também o TAYLORISMO, FORDISMO E TOYOTISMO. Neste sentido segue um VIDEO do youtube interessante).




FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA SOCIEDADE
(Turmas do 1º ano do Ensino Médio)
Prof. Osnildo Francisco Kretzer


1- VISÃO GERAL SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO
                             BENS / SERVIÇOS
Ø  “Satisfazer as necessidades dos indivíduos”
Produção, distribuição e consumo de bens e serviços: a vida econômica da sociedade
TRABALHO => MATÉRIA-PRIMA => INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO = BEM / SERVIÇO

2- TRABALHO
ð  Atividades que tenham como resultado a obtenção de bens e serviços.

Manual e intelectual – uma combinação
ð  Trabalho qualificado / Trabalho não qualificado

Matéria-prima => São os elementos que, no processo de produção, são transformados para constituírem o bem final.

3- INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO
Ø  Todas as coisas que direta ou indiretamente nos permitem transformar a matéria-prima num bem final.
Matéria-prima + Instrumentos de produção = Meios de produção

4- TRABALHO E MEIO DE PRODUÇÃO: AS FORÇAS PRODUTIVAS
As forças produtivas alteram-se ao longo da história.

5- RELAÇÕES DE PRODUÇÃO
Ø  São as relações que se estabelecem entre os seres humanos na produção, na troca e na distribuição dos bens e serviços.
Ø  São essas relações que nos permitem distinguir um tipo de sociedade da outra (primitiva, escravista, asiático, feudal, socialista e capitalista).

6- MODOS DE PRODUÇÃO: A HISTÓRIA DA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE HUMANA
ð  Como cada sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e como os distribui.
ð  A maneira que cada sociedade tem de se organizar para produzir e para distribuir sua produção.
ð  Também chamado de sistema econômico.

6.1 - PRINCIPAIS MODOS DE PRODUÇÃO

6.1.1 - PRIMITIVO (OU COLETIVISMO)
ð  Inicialmente: nômades,tribos, coletores, extrativistas, caçadores;
ð  Depois: agricultores e domesticação de animais e sedentarismo;
ð  As relações de produção eram relações de ajuda entre todos;
ð  Não havia ainda o Estado.



6.1.2 - ESCRAVISTA
ð  Relação SENHOR X ESCRAVO;
ð  O escravo é como uma ferramenta, objeto ou animal;
ð  Surge o Estado;
ð  Economia basicamente agrária;
ð  Os produtos finais não se destinam mais á sobrevivência do grupo que trabalhou.

6.1.3 - ASIÁTICO
ð  Também chamado de sociedade hidráulica;
ð  Predominou na Índia e no Egito antigo e nas civilizações pré-colombianas dos incas, maias e astecas;
ð  Toda a sociedade estava subordinada ao Estado;

6.1.4 - FEUDAL
ð  Relação: Senhor X Servo;
ð  O servo era diferente do escravo. Tinha direito de cultivar um pedaço de terra cedido pelo senhor e em troca pagar impostos, rendas e trabalhar na terra do senhor sem receber nada. O escravo podia ser vendido, era propriedade do senhor. O servo não podia ser vendido, não era propriedade do senhor;

6.1.5 - CAPITALISMO
ð  Relações assalariadas de produção (trabalho assalariado);
ð  As relações de produção baseiam-se na propriedade privada dos meios de produção (fábricas, meios de transporte, terras, bancos, etc) pela burguesia e no trabalho assalariado (burguesia x proletariado ou trabalhadores assalariados);
ð  O trabalho industrial predomina;
ð  Lucro => “No capitalismo não se dá, se lucra”.

ETAPAS DO CAPITALISMO
O capitalismo compreende quatro etapas:
  • Pré-capitalismo (séc. XII a XV) – ainda predominando o feudalismo, mas já se desenvolvem relações capitalistas;
  • Capitalismo comercial (séc. XV a XVIII) – período do mercantilismo;
  •  Capitalismo industrial (séc. XVIII a XX) – o capital passa a ser investido basicamente nas indústrias e o trabalho assalariado firma-se definitivamente;
  • Capitalismo financeiro (séc. XX) – os bancos e outras instituições financeiras passam a controlar as demais atividades econômicas, por meio de financiamentos (à agricultura, à industria, à pecuária e ao comércio).

6.1.6 – SOCIALISTA
ð  Propriedade social dos meios de produção - os meios de produção são públicos ou coletivos;
ð  Satisfação completa das necessidades materiais e culturais da população (emprego, habitação, educação, saúde, etc) e não o lucro;
ð  Teoricamente não há separação entre patrão e empregado;
ð  O comunismo seria a etapa posterior ao socialismo, onde acabariam as diferenças sociais, todos teriam tudo em comum e o Estado deixaria de existir;
ð  O modo de produção socialista, atualmente, ainda existe com algumas alterações de caráter político e econômico, na China, Mongólia, Laos, Camboja, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Vietnã e Cuba.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mudança / Transformação Social - 3º ANO

     Salve! Segue abaixo algumas considerações extras sobre MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Logo postarei as questões para o 3º noturno e o texto do livro que usamos em sala.

Mudança Social
CONCEITO: Roscher (1971:IV 94 e 95) define mudança social como toda transformação observável no tempo que afeta, de maneia que não seja provisória ou efêmera, a estrutura ou o funcionamento da organização social de dada coletividade modifica o curso de sua história. É mudança de estrutura resultante da ação histórica e de certos fatores ou de certos grupos no seio de dada coletividade.

FATORES DETERMINANTES DA MUDANÇA SOCIAL

Geográficos – cataclismos naturais como inundações, secas, ciclones
Biológicos – epidemias, crescimento populacional. .
Sociais – guerras, invasões, revoluções
Culturais - descobertas cientificas e invenções técnicas

PROCESSOS RELACIONADOS ÀS MUDANÇAS SOCIAIS

        Crescimento - o crescimento é um tipo de transformação definida e contínua, em uma direção especifica. Diferentemente da idéia de desenvolvimento que multidimensional (integral) abrange vários setores, o crescimento se limita a um determinado setor da organização social.
       Segmentação – Especificamente essa palavra significa “proliferação de novas unidades estruturais, sem diferenciação qualitativa em relação às unidades já existentes. Ex criação de novas escolas para atender ao aumento populacional.
       Transformação estrutural – implica no surgimento de complexo de organizações e papeis qualitativamente novos. Ex. transformação de monarquia para republica

FORMAS DAS MUDANÇAS SOCIAIS

Endógenas ou internas – são mudanças originadas dentro da própria sociedade ou grupo. Ex. as invenções.
Exógenas ou externas – quando são provenientes de outras sociedades. Ex: difusão cultural 

INVENÇÕES E DIFUSÃO CULTURAL

Sendo a mudança social em boa parte conseqüência das invenções, quanto maior for o número destas, tanto mais rápida será a mudança. Característica marcante das sociedades contemporâneas, as rápidas mudanças ocorrem incessantemente, devido ao grande número de invenções. A utilização de computadores em praticamente todos os ramos da economia, por exemplo, tem provocado mudanças na forma do trabalho e também nas relações pessoais.

PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS DAS MUDANÇAS SOCIAIS

Modificações nos costumes, nas instituições e relações sociais.

ATITUDES QUE PODEM FAVORECER OU NÃO A MUDANÇA

Conservadora – contraria a mudança
Reacionária – É um conservadorismo exagerado. Quer manter a todo custo a situação tal como é. Também é relacionado aos posicionamentos políticos de direita.
Reformista ou Progressista – Concebe a mudança de forma gradativa
Revolucionária - defende transformações profundas e imediatas, com o emprego de métodos violentos.

Durante a maior parte da história humana – aproximadamente 40.000 anos – mudar era um processo lento. Nossos ancestrais permaneceram caçadores e colhedores, durante milênios. Depois com o desenvolvimento da agricultura, a mudança tornou-se mais comum, mas foi ainda lenta. Agora, durante os últimos trezentos anos, a mudança é constante e incessante. Não pode ser evitada; há poucos lugares para se esconder ou encontrar a “vida mais simples”. Cada geração deve agora viver em um mundo muito diferente do que o anterior e cada vez mais as pessoas mudam de empregos e especialidades durante sua vida. Não podemos mais atingir nossos objetivos com o que aprendemos antes. Tais mudanças rápidas nos obrigam todos a ser diferentes de nossos ancestrais, que puderam desfrutar de uma única forma de viver durante toda a sua existência. Devemos agora nos adaptar a uma nova crença, que foi lançada por nossa cultura e modos de organização.

1.       O ritmo da mudança social vem se acelerando dramaticamente no último século. A mudança pode ser cumulativa, mas a história das sociedades humanas revela repentinas inversões. Esse foi, particularmente, o caso na era agrária.
2.       A mudança pode ser originar de causas culturais, particularmente de: a) inovações tecnológicas; b) novas crenças ou expectativas; e c) difusão de sistemas de símbolos. Tais mudanças culturais estão intimamente ligadas às mudanças nas estruturas, servindo para iniciar as mudanças na estrutura ou, no mínimo, acelerando as mudanças já iniciadas.
3.       As estruturas sociais revelam diversas fontes importantes de mudança, incluindo: a) a desigualdade e o conflito sobre os recursos; b) subculturas que buscam superar desvantagens; e c) instituições que revelam processos que geram suas próprias transformações.
4.       Processos demográficos são também um impulso para a mudança, especialmente transformações no tamanho de uma população, nos padrões de movimento populacional e em sua estrutura etária.
5.       O estudo da mudança está no centro da análise sociológica, desde o início da disciplina até o presente. Teorias e análises foram propostas para explicar a mudança, incluindo: a) teorias cíclicas que enfatizam o movimento de sociedades entre os pólos opostos; b) análise dialética, que demonstram a dinâmica das mudanças inerentes às desigualdades; c) análises funcionalistas, que enfatizam a evolução das formas societárias simples para as mais complexas como um evolucionista, para qual a desigualdade é a força motriz da evolução e mudança social; e e) críticas, quer “pós-industrial” quer “pós-moderna”, sobre as influências da tecnologia e sistemas de informação de ponta, na transformação da sociedade.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

COMO FAZÍAMOS SEM...

Salve, galera dos 3ºs anos!
Começamos a falar de MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL em sala de aula. Segue abaixo um link muito interessante, falando de diversas mudanças em coisas do nosso cotidiano, na maneira de suprir nossas necessidades alimentares, nas roupas, nas formas de diversão e outras coisas. Vale a pena conferir! É só clicar no link.




quarta-feira, 23 de maio de 2012

Questionário: 3º Ano 10 - NOTURNO

         Segue abaixo as 3 questões que sugeri para vocês da unidade sobre CULTURA E IDEOLOGIA. Para quem procurar o livro, as perguntas estão no Cap. XX, p. 202. É bom LER o TEXTO antes.

1- QUEM DECIDE O QUE VAI SER VEICULADO NO RADIO E NA TELEVISÃO TEM A PREOCUPAÇAO DE DESENVOLVER UMA VISÃO CRITICA E ELEVAR O CONHECIMENTO DAS PESSOAS? CITE EXEMPLOS E DESENVOLVA ARGUMENTOS QUE FUNDAMENTEM SUA RESPOSTA.


2- SELECIONE UMA OU MAIS PEÇAS PUBLICITÁRIAS (cartaz, outodoor, propaganda de rádio ou televisão, anúncio de jornal, revista ou internet). FAÇA UMA ANÁLISE DA PROPAGANDA ESCOLHIDA E INDIQUE OS RECURSOS UTILIZADOS QUE CONTRIBUEM PARA A PADRONIZAÇÃO DE OPINIÕES, GOSTOS OU COMPORTAMENTOS.

3- ESCOLHA UMA NOVELA QUE ESTEJA EM EXIBIÇÃO NA TV, E PROCURE DESTACAR ALGUNS ELEMENTOS DO COTIDIANO OU DA CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES NO DIA A DIA DA MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.